Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

re-trato

A instalação interativa Re-trato, realizada pelo grupo SCIArts, re-elabora o processo de percepção visual humana, partindo de um sistema cartesiano de observação. É um sistema de re-modelagem da perspectiva do olhar, permitindo que o observador veja outros pontos de vista de si mesmo.

Entre quatro totens equipados com câmeras e monitores trocados, o participante olha para o monitor mas não vê seu rosto frontalmente como num espelho, mas sim sua nuca ou seu perfil. Em nenhum momento consegue observar dois monitores ao mesmo tempo. Encontra sempre um ponto de vista que não é o da imagem usual do espelho.

As instalações são também possíveis ambientações de cenas por se tratarem de espaços planejados para que algo ocorra. As instalações interativas em espaços urbanos por exemplo, convidam o espectador a re-criar a cena cotidiana e a participar dela. Estão presentes essas cenas animadas aspectos da arte e da vida contemporânea como a fragmentação, o deslocamento, a não-linearidade e as rupturas.

Participação: Fernando Fogliano, Luiz Galhardo, Milton Sogabe, Rejane Cantoni, Renato Hildebrand e Rosangella Leote.

Nenhum comentário:

Postar um comentário