Páginas

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

atrator poético

Atrator Poético" é uma instalação multimídia interativa originalmente concebida pelo SCIArts - Equipe Interdisciplinar. Posteriormente a instalação foi finalizada em parceria com o músico Edson Zampronha.
O diálogo entre imagem e som com o ferro-fluído (um líquido magnético que se conforma ao campo formado por bobinas eletromagnéticas) e a interação com o público constroem a poética da obra.
A interferência do público na imagem produz construções sonoras e a movimentação do ferro-fluído. A imagem dessa movimentação é captada por uma câmera e é projetada numa superfície circular.
A imagem projetada se torna a interface para a modificação do ferro-fluído e dos sons. O público toca na superfície de projeção, circula em torno dela e gera imagens que parecem constelações, formas que surgem e desaparecem, ouve sons associados à imagem, e quando percebe que as imagens projetadas têm relação com o que acontece com o ferro-fluído no totem, volta para observar as formas do ferro-fluído, percebendo o processo e refazendo o percurso.



Novamente podemos falar de rituais. Neste caso, propõe-se associar a movimentação das mãos dos visitantes a imagens do movimento de um elemento químico. Ao se sentir um co-criados de imagens constelações, o visitante se percebe um ser ativo, integrante de um sistema vivo.

& Lúcia Leão (PUC-SP)
Corpos mapeados, corpos cíbridos e nômades plugados

Nenhum comentário:

Postar um comentário